Apostila UFC
Auxiliar em Administração 2025,Apostila UFC elaborada por profissionais especializados em concursos Universitários, exclusiva para Auxiliar em Administração. A apostila UFC conta com teoria completa e exercícios gabaritados, material organizado em um único arquivo PDF para facilitar o estudo. Conteúdo específico completo, conforme o exigido pelo Edital, através da banca organizadora: CCV/UFC. Comprando a apostila, enviaremos de brinde um caderno de testes com gabarito, exclusivo para o cargo de Auxiliar em Administração da UFC; elaborado de acordo com a prova do último concurso já realizado da Universidade Federal do Ceará.
MATERIAL COMPLETO PARA A PROVA!
Apostila em PDF para Auxiliar em Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC)
O formato da apostila UFC – Auxiliar em Administração é PDF, facilitando muito o estudo através de dispositivos com leitores de PDF, como em Desktops, Celulares, Tablets etc. Apostila liberada para impressão, organizado em um único arquivo de PDF com opção de impressão.
Após realizar o download do PDF, não será necessário ter acesso a internet para acessar a apostila UFC, visto que após baixar o arquivo (Auxiliar em Administração – UFC), o mesmo ficará armazenado no HD de seu dispositivo móvel ou computador, podendo ser acessado por tempo indeterminado, isso significa que não tem prazo de expiração.
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Conversor de apostilas: Converte Textos em voz (Áudio)
Na compra da apostila para Auxiliar em Administração Universidade Federal do Ceará, enviaremos de brinde um fantástico software que converte texto em áudio, assim poderá converter toda a apostila em áudio e ter uma segunda opção de estudo, através de seu MP3 player, celular, tablet, etc. Sem dúvida a Solução perfeita para quem não tem tempo de estudar, devido a rotina do dia a dia.
Itens incluso no material:
Apostila em PDF para Auxiliar em Administração da UFC;
Apostilas de Provas UFC em PDF de concurso Anteriores;
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Conteúdo da Apostila UFC para Auxiliar em Administração:
Conhecimento Básico
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura – Objetivo geral: Exploração de leitura para a compreensão literal, interpretativa e crítica dos diversos tipos de textos. Conteúdo: 1. Identificação das relações de coerência: 1.1. ideia principal / ideias secundárias; 1.2. relação de causa e efeito; 1.3. relação de comparação e contraste; 1.4. sequência temporal e espacial. 2. Identificação das relações coesivas: 2.1. referência; 2.2. substituição; 2.3.elipse; 2.4. repetição. 3. Identificação do significado de palavras recorrendo ao contexto. 4. Identificação do sentido entre palavras: 4.1. sinonímia/ antonímia / polissemia; 4.2. hiponímia /hiperonímia; 4.3. campo semântico. 5. Identificação da natureza dos vários tipos textuais: 5.1.narrativo; 5.2. descritivo; 5.3. expositivo; 5.4. argumentativo. 6. Reconhecimento da especificidade dos gêneros textuais: 6.1. elementos constitutivos e sua organização; 6.2. características linguísticas; 6.3. funções dos textos. 7. Reconhecimento do propósito do autor. 8. Reconhecimento das informações implícitas. 9. Reconhecimento de fato e de opinião. 10. Reconhecimento do propósito comunicativo. 11. Reconhecimento dos efeitos de sentido decorrentes do emprego de recursos expressivos.
Gramática – Objetivo geral: Análise dos aspectos fonológicos, gráficos, morfológicos e sintáticos de um texto. Conteúdo: 1. Fonologia: 1.1. distinção de fonemas e letras; 1.2. reconhecimento de valores fonéticos de alguns fonemas; 1.3. identificação da correta representação gráfica dos fonemas e dos vocábulos; 1.4. divisão silábica. 2. Ortografia e pontuação: 2.1.aplicação das normas estabelecidas no sistema ortográfico adotado no Brasil, considerando-se o que prescreve o Decreto Nº. 6.583, de 29 de setembro de 2008; 2.2. emprego dos sinais gráficos (vírgula, reticências, ponto-e-vírgula, aspas, travessão, parênteses etc). 3. Morfologia: 3.1. identificação, pela função sintática, da classe das palavras; 3.2. identificação das flexões nominais e verbais; 3.3. flexão de nomes e verbos, de acordo com as normas da língua padrão; 3.4. emprego dos pronomes; 3.5. reconhecimento das vozes verbais; 3.6. reconhecimento do valor conectivo do pronome, da preposição e da conjunção; 3.7. emprego da crase; 3.8. reconhecimento dos elementos mórficos das palavras; 3.9. distinção entre composição e derivação; 3.10. reconhecimento dos cognatos das palavras; 3.11. decomposição dos vocábulos em suas unidades mínimas de significação. 4. Sintaxe: 4.1. reconhecimento dos termos da oração; 4.2. identificação da oração no período; 4.3. justificação de casos de concordância nominal e verbal; 4.4. distinção entre regentes e regidos; 4.5. classificação dos verbos quanto a sua predicação; 4.6. distinção de sentido pela disposição sintática das palavras no enunciado; 4.7. distinção entre ordem direta e ordem inversa.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Noções de Administração: Funções Administrativas: planejamento, estrutura organizacional, racionalização do trabalho, indicadores de excelência; Comunicação Interpessoal: barreiras, comunicação formal e informal; Gestão de Pessoas: conceitos, avaliação de desempenho, trabalho em equipe, motivação, liderança, gerenciamento de conflitos e negociação. 2. Noções de Arquivo: Conceitos fundamentais de arquivologia; Noções de documentação: conceito, importância, natureza, finalidade, características, fases do processo de documentação e classificação; Noções de arquivo: conceito, tipos, importância, organização, conservação e proteção de documentos. 3. Noções de Direito Administrativo: Regime jurídico dos servidores públicos civis da União – Lei 8.112 de 1990 e suas alterações; Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Decreto 1.171/1994.
Páginas: 212
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Oque faz um Auxiliar em Administração da Universidade federal do Ceará?
Um Auxiliar em Administração da UFC, executa sob avaliação e supervisão, serviços de apoio à administração.