Apostila SEED PR 2025 na versão Digital em PDF, completa para o concurso da Secretaria de Educação do Estado do Paraná
Cargo: Professor de Química – SEED PR
Apostila para o concurso SEED PR, exclusiva para a carreira de Professor de Química, completa e atualizada de acordo com o conteúdo programático do Edital IBFC 2025. Material elaborado por professores especializados em concursos da SEED PR.
O formato da apostila é PDF, com envio imediato via download. Liberada para impressão, não tem bloqueio, pode ser impressa.
Os arquivos estarão disponível em sua conta Focus Apostilas e em seu e-mail, logo após o pagamento.
Acessível em todos os dispositivos fixo ou móvel. Compatível com todos sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac, Android, IOS, Mac OSX – iPhone, Windows Phone, etc… (TODOS!)
Compre sua apostila com Total segurança em nossa loja!
O material contempla os seguintes itens:
Apostila completa em PDF para Professor de Química da SEED PR, com teoria e exercícios gabaritos.
Provas em PDF de concursos anteriores da SEED PR;
A apostila acompanha provas com gabaritos de concursos anteriores da SEED PR, com isso o candidato fica mais familiarizado com a estrutura da prova, além disso terá muito mais chances de ter um bom resultado na prova, visto que muitas questões de provas de concursos, se repetem de concursos anteriores.
Conteúdo da apostila SEED PR para Professor de Química:
Conhecimentos básicos para Professor de Química – SEED PR
CONHECIMENTOS DIDÁTICOS: 1.A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR: documentos curriculares do Paraná e o seu Quadro Organizador; plano de aula, relação entre o planejamento da aula e o atendimento dos objetivos de aprendizagens, relação entre o desenvolvimento das competências gerais e específicas e as estratégias/metodologias utilizadas pelo professor e a avaliação. 2.A METODOLOGIA VIABILIZANDO A APRENDIZAGEM: as estratégias de ensino, sua correlação com os recursos didáticos; observação de sala de aula: estratégias de construção de parceria com o pedagogo; a importância das Metodologias Ativas; plataformas educacionais como meio para desenvolver habilidades.3.A GESTÃO DE SALA DE AULA: a importância do Tripé (Organização da Coletividade, Cuidado com as Relações Interpessoais e Mediação do Conhecimento); estratégias de gestão do tempo e da aprendizagem; a importância do clima escolar para a construção do respeito e de um ambiente acolhedor para a formação do estudante.4.A AVALIAÇÃO E A RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM: avaliação diagnóstica, avaliação formativa e avaliação somativa; recuperação de estudos e reavaliação; critérios, instrumentos e intencionalidade da avaliação escolar.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: 1.Lei Federal nº 8.069/1990 e suas alterações (Estatuto da Criança e do Adolescente): Arts. 56, 232 e 245.
Conhecimento Específico
(Totalmente de Acordo com Edital )
1.Estrutura da Matéria: Modelos atômicos por meio da evolução histórica e contribuição para o desenvolvimento da tecnologia. 2.Classificação Periódica dos Elementos:Histórico, organização dos elementos químicos e propriedades periódicas.3.Ligações Químicas: Interações Interatômicas(ligações iônica, covalente e metálica) e as propriedades dos materiais; ligações intermoleculares (dipolo-dipolo, dipolo induzido e ligação de hidrogênio) e as aplicações no cotidiano. 4.Funções Químicas: Inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e Funções Orgânicas (Hidrocarbonetos, Funções Oxigenadas e Nitrogenadas) propriedades e aplicações na rotina diária.5.Cálculos Químicos: Estequiometria e suas relações.6.Termoquímica: Reações exotérmicas e endotérmicas, gráficos, Lei de Hess e a relação entre a Termoquímica e os alimentos.7.Solução: Solução, dispersão coloidal e suspensão, solubilidade, curvas de solubilidade e diluição.8.Equilíbrio Químico: Reações reversíveis, gráficos; constante de equilíbrio (concentração e pressão); equilíbrio iônico e impactos ambientais.9.Cinética Química: Fatores que alteram a velocidade de uma reação química, Princípio de Le Chatelier e Lei daVelocidade.10.Eletroquímica: Reações de oxirredução; pilhas e os impactos ambientais; eletrólise ígnea e em solução aquosa e os processos industriais

Concurso do SEED PR 2025
A Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED PR), juntamente com o IBFC, torna-se público o novo concurso, visando o preenchimento, para o cargo de Professor de Química.
Avaliações
Não há avaliações ainda.