SEDF (2024) – Secretaria de Educação do Distrito Federal
Monitor de Gestão Educacional (PDF – Download)
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Conteúdo da apostila SEDF, completo em 2 volumes para Monitor de Gestão Educacional
Conhecimentos básicos (Volume I)
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Aspectos gerais da redação oficial. 7.2 Finalidade dos expedientes oficiais. 7.3 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.4 Adequação do formato do texto ao gênero.
LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: 1 Dos Fundamentos da Organização dos Poderes e do Distrito Federal. 2 Da organização do Distrito Federal. 3 Da Organização Administrativa do Distrito Federal. 4 Dos Servidores Públicos.
NOÇÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO: 1 Estado, Governo e Administração Pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Organização administrativa do Estado. Administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação, poderes, deveres e prerrogativas, cargo, emprego e função públicos. 5 Poderes administrativos. 6 Atos administrativos: conceitos, requisitos, atributos, classificação, espécies e invalidação. 7 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo, controle judicial, controle legislativo, responsabilidade civil do Estado. 8 Lei Complementar nº 840/2011(Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais.)
BASES LEGAIS E TEMAS DA EDUCAÇÃO NACIONAL E DISTRITAL: 1 Constituição Federal, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I Da Educação. 2 Lei nº 9.394/1996 (Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional). 3 Resolução nº 01/2012‐CEDF (alterada em seus dispositivos pela Resolução nº 01/2014CEDF e pela Resolução nº 02/2022‐CEDF). 4 Regimento Escolar da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 5 Políticas Públicas para a Educação Básica. 6 Gestão Democrática.
ATUALIDADES (SOMENTE PARA A PROVA DISCURSIVA): 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia e suas inter‐relações.
Conhecimentos Específicos – Avançados (Volume II)
NOÇÕES DE GESTÃO EDUCACIONAL: 1 Constituição da República Federativa do Brasil e suas alterações (Artigos 1º a 13; 37 a 43; 205 a 217 e 226 a 230). 2 Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069/1990). 3 Lei de Diretrizes e Bases da Educação ‐ LDB (Lei nº 9.394/1996). 4 Relações Humanas no Trabalho. Níveis de interação e comunicação. Trabalho em equipe. Trabalho interdisciplinar e multidisciplinar. 5 Noções sobre a acessibilidade para pessoas com deficiência: Lei nº 10.048/2000, Lei nº 10.098/2000 e o Decreto‐Lei nº 5.296/2004). Política Nacional para integração da Pessoa com Deficiência (Decreto nº 3.298/1999 e a Lei nº 7.853/1989). Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. 6 Criança/Desenvolvimento Infantil. 6.1 Especificidades do atendimento e do cuidado na Educação Infantil. 6.2 Brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil. 7 Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 8 Adolescência. 8.1 Noções das características de desenvolvimento psicossocial do adolescente. 8.2 Qualidade de vida do adolescente: saúde, esporte e lazer. 9 Conhecimento básico sobre diagnóstico e prevenção ao uso de drogas. 10 Disciplina Escolar: conceitos e possibilidades. 11 Contexto social e escola: diversidade cultural, gênero, preconceito, uso de drogas, violência e mídia nas relações escolares. 12 Noções de Segurança do Trabalho, Ergonomia e Primeiros Socorros no Ambiente Escolar.
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REQUISITO AO CARGO:
O candidato deve possuir curso de ensino médio com certificado de conclusão e registrado, expedido através da instituição educacional reconhecida pelo órgão próprio do sistema de ensino ou certificado registrado de conclusão de curso técnico de ensino médio, expedido por instituição educacional reconhecida através do órgão próprio do sistema de ensino.
ATRIBUIÇÕES GERAIS AO CARGO:
Um Monitor de Gestão Educacional tem por dever de executar, sob orientação de equipe escolar, atividades de cuidado, tais como: higiene e estímulo às crianças; participar de programas de treinamento e formação continuada; executar outras atividades de interesse da área.
JORNADA DE TRABALHO: 30 horas semanais.
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