DATAPREV 2024 – ANALISTA DE TI
Gestão de serviços de TIC
Apostila DATAPREV: Gestão de Serviços de TIC – PDF Completo para Download.
Está se preparando para o concurso da DATAPREV e busca uma apostila de qualidade para garantir sua aprovação?
Apresentamos a Apostila DATAPREV – Gestão de Serviços de TIC, totalmente elaborada por professores especializados em concursos da Dataprev, atendendo a todos os tópicos exigidos no edital FGV.
Esta apostila completa aborda, de forma didática e aprofundada, os principais conceitos de Gestão de Serviços de TIC, garantindo que você tenha acesso ao conteúdo mais atualizado e de qualidade.
Nossa apostila foi projetada para maximizar seu desempenho e elevar suas chances de sucesso.
Disponibilizamos o material em PDF para download, facilitando seu acesso em qualquer dispositivo, o que permite estudar de forma prática e eficiente a qualquer hora. Com esse conteúdo você estará pronto para enfrentar os desafios do concurso com confiança.
Garanta já a sua apostila e esteja preparado para o concurso da DATAPREV!
Os arquivos estão em formato PDF, podendo ser acessados em qualquer dispositivo com leitor de PDF, fixo ou móvel. Compatível com todos sistemas operacionais: Windows, Linux, Mac, Android, IOS, Mac OSX – iPhone, Windows Phone, etc…
Compre sua apostila com Total segurança em nossa loja!
Conteúdo da apostila
Conhecimentos Gerais para Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de serviços de TIC:
LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Interpretação e Compreensão de texto. 2. Organização estrutural dos textos. 3. Marcas de textualidade: coesão, coerência e intertextualidade. 4. Modos de organização discursiva: descrição, narração, exposição, argumentação e injunção; características específicas de cada modo. 5. Tipos textuais: informativo, publicitário, propagandístico, normativo, didático e divinatório; características específicas de cada tipo. 6. Textos literários e não literários. 7. Tipologia da frase portuguesa. 8. Estrutura da frase portuguesa: operações de deslocamento, substituição, modificação e correção. 9. Problemas estruturais das frases. 10. Norma culta. 11. Pontuação e sinais gráficos. 12. Organização sintática das frases: termos e orações. 13. Ordem direta e inversa. 14. Tipos de discurso. 15. Registros de linguagem. 16. Funções da linguagem. 17. Elementos dos atos de comunicação. 18. Estrutura e formação de palavras. 19. Formas de abreviação. 20. Classes de palavras; os aspectos morfológicos, sintáticos, semânticos e textuais de substantivos, adjetivos, artigos, numerais, pronomes, verbos, advérbios, conjunções e interjeições; os modalizadores. 21. Semântica: sentido próprio e figurado; antônimos, sinônimos, parônimos e hiperônimos. 22. Polissemia e ambiguidade. 23. Os dicionários: tipos; a organização de verbetes. 24. Vocabulário: neologismos, arcaísmos, estrangeirismos; latinismos. 25. Ortografia e acentuação gráfica. 26. A crase.
LÍNGUA INGLESA: 1 Compreensão de textos em língua inglesa e itens gramaticais relevantes para o entendimento dos sentidos dos textos.
RACIOCÍNIO LÓGICO: 1. Lógica: proposições, conectivos, equivalências lógicas, quantificadores e predicados. 2. Conjuntos e suas operações, diagramas. 3. Números inteiros, racionais e reais e suas operações. 4. Proporcionalidade direta e inversa, porcentagem e juros. 5. Medidas de comprimento, área, volume, massa e tempo. 6. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; dedução de novas informações das relações fornecidas e avaliação das condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. 7. Compreensão e análise da lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. 8. Compreensão de dados apresentados em gráficos e tabelas. 9. Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais. 10. Problemas de contagem e noções de probabilidade. 11. Geometria básica: ângulos, triângulos, polígonos, distâncias, proporcionalidade, relações métricas no triângulo retângulo, perímetro e área. 12. Noções de estatística: média, moda, mediana e desvio padrão. 13. Plano cartesiano: sistema de coordenadas, distância. 14. Problemas de lógica e raciocínio
ATUALIDADES: 1 Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia.
LEGISLAÇÃO ACERCA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROTEÇÃO DE DADOS: 1 Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação): capítulos I, II, III, IV e V; Dec. nº 7.724 e nº 7845. 2 Lei nº 12.737/2012 (Lei de Delitos Informáticos): art. 2º. 3 Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet): capítulos II e III, Seções I e II. 4 Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD): capítulos I, II, III, IV, VII, VIII e IX.
Conhecimentos Específicos para Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de serviços de TIC:
GESTÃO E GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: 1 Gerenciamento de projetos (PMBOK 7ª edição).2 Processos, grupos de processos e área de conhecimento. 3 Gestão de riscos. 4 Gerenciamento de serviços (ITIL v4). 4.1 Conceitos básicos, disciplinas, estrutura e objetivos. 5 Governança de TI (COBIT 2019). 5.1 Conceitos básicos, estrutura e objetivos. 6 Conceitos de gestão de processos e modelagem de processos de negócio usando BPMN. 7 Instrução Normativa SGD n.º 1/2019 e suas alterações. 8 ISO 20.000 e ISO 19.770. 9 Gestão de Indicadores 10. Kanban 11. Lei 13.303/2016 e suas alterações. 12. Instrução Normativa SGD nº05/2021 e suas alterações. 13 Instrução Normativa SGD nº94/2022 e suas alterações.
SUPORTE E INFRAESTRUTURA: 1 Arquitetura de Rede TCP/IP, 2 Arquitetura hardware de servidores. 3 Armazenamento de dados. 3.1 Rede SAN (storage area network). 3.2 Conceitos de armazenamento de discos e conceito de replicação de dados. 3.3 Formatação de dados. 4 Tópicos avançados. 4.1 Virtualização (VMWare e HyperV). 4.2 Consolidação de servidores. 4.3 Cluster (alta disponibilidade e performance). 4.4 Conceitos de mensageria. 4.5 Computação em grid e em nuvem. 4.6 Nuvem pública e nuvem privada, 4.6.1 Conceitos de ambiente bare meta. 5 Servidores de aplicação (IIS e APACHE). 5 Noções de Servidores de páginas em HTML: Nginx e Apache. Conceito de servidores de armazenamento orientado a objetos (object store): S3.
BANCO DE DADOS: 1 Modelagem de dados (conceitual, lógica e física). 2 Abordagem relacional. 3 Normalização das estruturas de dados. 4 Integridade referencial. 5 Metadados. 6 Modelagem dimensional. 7 Linguagem de consulta estruturada (SQL). 8 Linguagem de definição de dados (DDL). 9 Linguagem de manipulação de dados (DML). 10 SGBD. 11 Propriedades de banco de dados. 12 Banco de dados NoSQL. 13 Banco de dados em memória. 14 Data lakes e soluções para big data. 15 Conceitos de Inteligência Artificial, Análise de Dados e Big Data
REDES DE COMPUTADORES: 1 Conceitos de redes de computadores: meios de transmissão, classificação, topologia de redes, redes de longa distância, redes locais e redes sem fio. 2 Elementos de interconexão de redes de computadores (hubs repetidores, switches, roteadores). VLANs. Cabeamento estruturado. 3 Noções dos modelos de referência OSI (Open System Interconnection Reference Model). 4 Noções dos padrões IEEE 802.1, IEEE 802.3, IEEE 802.11 a/b/g/n/ac. 5 Arquitetura e pilhas de protocolos TCP/IP: camada de rede (IPv4, IPv6 e IPsec), conceitos básicos de endereçamento e roteamento; camada de transporte (TCP e UDP); camada de aplicação (FTP, SSH, DNS, SMTP, POP, IMAP, HTTP, HTTPS, SSL, DNS, RDP, DHCP). Sistemas de nomes.
Como vou receber minha apostila DATAPREV?
A apostila de Analista de Tecnologia da Informação – Gestão de Serviços de TIC da DATAPREV é disponibilizada de forma automática.
Assim que o pagamento for confirmado, o nosso sistema, também de forma automatizada, será notificado. Em seguida, o link para download da apostila será enviado diretamente para o seu e-mail. Basta clicar no link para iniciar o download de forma rápida e prática, garantindo a máxima eficiência no processo de entrega.
O download também pode ser realizado no painel do cliente em nosso site.
Sobre o Cargo de Analista de TI – Gestão de Serviços de TIC do Concurso DATAPREV 2024
O cargo de Gestão de Serviços de TIC no concurso Dataprev 2024 abrange uma série de atividades e responsabilidades relacionadas à administração de serviços e infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Alguns dos principais tópicos incluem:
Garantia de Níveis de Serviço (SLA): Definir e monitorar indicadores de SLA, além de garantir a entrega dos serviços conforme os níveis acordados.
Melhoria Contínua: Propor e implementar melhorias com base em indicadores e conformidades apresentadas nos processos de TIC.
Gestão de Incidentes e Problemas: Atuar no gerenciamento de disponibilidade, incidentes e problemas, assegurando a continuidade dos serviços.
Gestão de Contratos e Fornecedores: Monitorar e gerenciar contratos técnicos de infraestrutura, garantindo a execução contratual e o uso eficiente dos recursos.
Compliance e Governança de TI: Aplicar normas e melhores práticas (como ITIL e COBIT) para assegurar conformidade e eficiência nos serviços de TIC.
Capacidade e Backup: Gerenciar a capacidade da infraestrutura e os processos de backup e recuperação de dados.
Gerenciamento de Riscos: Implementar práticas de gestão de riscos, segurança e continuidade de negócios, alinhadas às normas de governança corporativa e TI.
Essas atividades visam garantir o funcionamento eficiente dos serviços de TIC, em conformidade com as melhores práticas de governança e padrões internacionais.
Avaliações
Não há avaliações ainda.